Faaaalaa Garotadaaa!
Como foi dito antes, o assunto de hoje é o feminismo [[[ALERTA!!! TEMA POLÊMICOOO]]] hehehehe
Acredito que a maioria das pessoas sabem (ou acham que sabem) o que é o feminismo. Se não, pelo menos já ouviram essa palavra uma vez na vida.
Antes de começar, queremos deixar claro aqui, que, a nossa intenção não é provocar nenhuma intriga, e sim ESCLARECER as coisas, e fazer com que vocês, leitores, tenham a oportunidade de conhecer o "real significado" do feminismo, provocando a curiosidade, e fazer vocês questionarem mais sobre.
Ok, vamos lá:
O que é o feminismo?
O feminismo é um movimento social que luta pela IGUALDADE DE CONDIÇÕES ENTRE HOMENS E MULHERES, para que ambos tenham os mesmos DIREITOS e as mesmas OPORTUNIDADES. O feminismo também procura lutar contra a violência de gênero, que é um tipo de violência física ou psicológica exercida contra qualquer pessoa (ou grupo), provocada apenas pelo fato dela pertencer ao gênero feminino.
O movimento feminista surgiu após a Revolução Francesa, durante o século XIX. Nesse período, época de mudanças devido as revoluções liberais, Olímpia de Gouges lutou pela emancipação dos direitos das mulheres, defendendo o direito das mulheres de participar ativamente da política, criticando a atuação dos revolucionários que mantinham a mulher subjugada ao ambiente doméstico, sem que pudessem adentrar na política; sendo injustos na defesa da época de "liberdade" e "igualdade", que era só para os homens.
Foi Olímpia que lançou a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, criticando as desigualdades existentes entre os gêneros, em contraposição com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Depois de entendermos um pouco mais da origem e de quais são os ideias feministas, vamos agora apresentar algumas conquistas importantes para as mulheres brasileiras, que foi possível através do feminismo:
- Educação: As mulheres só puderam passar a frequentar as escolas no ensino básico a partir de 1927, e as universidades em 1959.
- Trabalho: Em 1943, segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, as mulheres passaram a ter direito a trabalhar sem precisar da autorização do marido, como era descrito no Código Civil de 1916.
- Licença-maternidade: A Constituição de 1934 permitiu que as mulheres ficassem um mês antes e depois do nascimento do bebê sem precisar ir no trabalho. Além disso, proibiu que as grávidas fossem demitidas (o que era muito comum).
- Voto: No Brasil, o direito ao voto só foi autorizado em 1932. E em 1934, Carlota Pereira de Queiroz, a primeira representante política do gênero feminino foi eleita.
- Violência contra a mulher: Com a lei Maria da Penha, criada em 2006, casos de violência doméstica passaram a ser punidos. Antes disso, já existia a Delegacia da Mulher, criada em 1985, porém, na maioria dos casos, esse tipo de violência não era punido e as mulheres precisavam passar por muita humilhação (e ainda passam, infelizmente) para comprovar que o "parceiro" a violentou.
Bom, agora que sabemos o conceito e as conquistas, queremos deixar claro algumas coisas...
A primeira: O FEMINISMO NÃO É O OPOSTO DE MACHISMO:
Lembra que ficamos de explicar a vocês a relação do feminismo com o machismo? Então galera. A relação, além da obvia que é: se o machismo não existisse o feminismo não seria necessário, tem outra: muitas pessoas acham que o feminismo é a superioridade das mulheres. MAS NÃO É!
"O feminismo não é o oposto do machismo porque o machismo é uma construção social que promove e justifica atos de agressão e opressão contra as mulheres. Já o feminismo, conforme mencionamos, é o movimento social que luta contra as manifestações do machismo na sociedade.
Assim, o objetivo final do feminismo é construir uma sociedade que ofereça igualdade de condições entre os dois gêneros".
A segunda: Qualquer pessoa pode ser feminista:
Mulheres e homens podem sim lutar contra toda essa desigualdade, violência e machismo, isso porque, o machismo afeta a todos, e com a ajuda de homens que fossem feministas, as mulheres teriam mais visibilidade, apoio, e as ideias seriam propagadas entre aqueles que praticam o preconceito contra as mulheres.
Uma curiosidade:
"O Femismo é a ideologia que prega a superioridade do gênero feminino sobre o masculino. É considerado o equivalente ao machismo, mas fazendo com que os oprimidos sejam os homens, enquanto que as mulheres seriam as opressoras". Ou seja, o FEMISMO que é o oposto do machismo, e NÃO O FEMINISMO.
Então galera, quando aquela pessoa chata (ou só desinformada mesmo) chegar em vocês, dizendo que o feminismo quer a superioridade das mulheres, que feminismo é moda, que não conseguiram conquistar nada, apenas informe que o que o feminismo quer é a igualdade entre os gêneros, que ele existe a pelo menos 220 anos, e que sem ele, as mulheres de hoje em dia não estariam votando para escolher seus representantes de governo, não poderiam concorrer a ser presidente de um país, de uma empresa, não poderia trabalhar, e nem escolher se quer se casar ou não, se quer ter filhos ou não, porque tudo isso foi conquista da luta feminista.
Resumidamente, é isso. Logo falaremos mais sobre!
Beijãooo! :)